Santa Hipocrisia

By Gabriella Lopes - 12:15


Depois de ler infinitas matérias jornalísticas ao longo do ano de 2016, decidi abrir espaço para uma reflexão:

Ano passado, aprendemos o real significado da palavra hipocrisia, debatemos "política" e brigamos por nossos ideais, fundamentos que poderiam ser aceitos com uma conversa, mas que geraram morte e violência. Lembro de ter escutado, certa vez, que a bateção de panela foi para tirar a Dilma Rousseff da presidência do Brasil. Depois que ela saiu, foi só isso. Acabou manifestação, acabou alarde, acabou argumento, acabou.

O nosso atual presidente é citado em diversos processos e maracutaias, dá jantares milionários, tem um café da manhã milionário no seu avião da presidência... tudo isso com o dinheiro que batalhamos o ano todo. O governo atual nos faz de carneiros, nos tirando a lã que nos protege para confeccionar casacos vendidos em lojas de grife. Quando morremos, nos tiram até mesmo o couro, para que sobre apenas os ossos e a carcaça podre na cova.

E. Ninguém. Faz. Nada.

A luta de pessoas que vão para as ruas contra esse governo, que se diz cheio da moral e dos bons costumes, belo, recatado e do lar, nunca é mostrada na mídia. E sabe por quê não?

Porque eles nunca estiveram tão certos.

Anos atrás, nossos tios, tios-avós, pais de alguns, avós de outros e até bisavós lutaram para que o nosso país fosse mais justo. Historicamente, nunca houve uma fase tão corrupta no nosso país quanto a Ditadura Militar. É só pegar um livro de história.

Nossa geração é bem arregona mesmo.

Cadê a empatia e os interesses em comum de pessoas que querem um governo justo e direitos iguais? Atualmente, a política no nosso país se resume a luta de interesses acima dos nossos e interesses dos próprios senadores (que, aliás, muitos são donos de terras e/ou empresas e possuem interesses estratégicos em estar em um governo tão permissivo quanto o nosso). "Corte de gastos", que piada. O "senhor presidente", juntamente com a família dele, tá comendo presunto de Parma e se esbaldando de Nutella e Häagen-Dazs às nossas custas. Pão com mortadela também, $16 cada. Se isso é "cortar gastos", meus pais me ensinaram a economizar de forma errada.

Estado Laico? NÃO! Temos uma Bíblia no Senado e crucifixos em todos os prédios e "Deus Seja Louvado" no dinheiro. Temos católicos fervorosos, evangélicos, protestantes e batistas pintando o sete com suas próprias ideologias, porque todas as outras religiões são obra do Diabo. Budismo, Judaísmo, Islamismo, Umbanda, Candomblé... são religiões, crenças e estilos de vida altamente desrespeitados e difamados por pessoas ignorantes.

O nosso país, o país do "sonho da democracia racial", como disse o grande Athayde, é um dos mais racistas. Racismo fincado como uma lâmina que não sai de jeito algum! Racismo direto, racismo indireto, racismo institucional, racismo velado, racismo gourmet. Vivemos, ao contrário da bela ideologia de Athayde, o "pesadelo da hipocrisia racial". Além dos esteriótipos. Ah, estes, com certeza, são os piores e todos já o ouvimos uma vez na vida. E continuamos ouvindo.

Nosso país é, também, um dos piores lugares para se criar uma menina, porque escutamos a vida toda que devemos nos preservar, que devemos fazer um bom casamento, que devemos aprender a ser boas esposas e mães. BESTEIRA! Mulher tem que mesmo é sofrer porque sai sozinha de roupa curta, porque é assediada na rua, porque deu condição para o assediador fazer o que bem entendesse. Porque abriu as pernas para o cara errado, engravidou e quer abortar, porque não quer ter o filho, porque não tem condições de criar, por um milhão de motivos.

PUTA, VADIA, ASSASSINA! TEU CORPO NÃO É TUA PROPRIEDADE, NÃO APRENDEU AINDA? TEU CORPO É DA LEGISLAÇÃO, TEU CÉREBRO DEVE SER MATURADO EM UMA MISTURA DE SUBMISSÃO E ACEITAÇÃO DE QUE VOCÊ NÃO É NADA ALÉM DE UMA PROPRIEDADE. DE QUE TODA E QUALQUER MULHER É TUA RIVAL NA COMPETIÇÃO DE AMARRAÇÃO DE MACHO.

CALA-TE, MADALENA. NÃO SABES DE NADA.

"Prendam suas cabritas, porque meu bode tá solto", que frase mais patética. A mulher, independente de faixa etária, condição social e etnia, não está livre da sombra do sexismo, pois não há empatia, não há compreensão, não há suporte, não há... nada.

Enquanto isso, com os pés apoiados em uma mesa de mogno, os políticos assistem o circo pegar fogo com uma taça de Veuve Cliquot, Moët Chandon ou uma dose de Glenfiddich 18 anos nas mãos.
Santa Hipocrisia.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários