As Mulheres da Minha Vida

By Gabriella Lopes - 14:46



Eu admiro muitas pessoas. Publicitários, filósofos, escritores, pensadores... Mas nunca vou admirá-los tanto quanto admiro as mulheres da minha vida.

Não, você não leu errado - eu disse "mulheres", no plural mesmo. E não é por serem muitas, mas por serem diferentes e infinitas em seu próprio universo.

Vou começar por minha mãe - uma mulher que está no auge dos seus 40 e que, apesar de nossas constantes diferenças, têm me ensinado sobre independência e sobre o que é ser uma mulher forte.

Tem também minha madrinha, que com uma notável e recente perda, tem me ensinado uma lição valiosíssima - seja forte, mesmo que sua força esteja nas lágrimas e no resguardo. Ela têm me ensinado que dói perder, mas que dói ainda mais deixar a perda te corroer.

E então, temos as tias e primas - sejam elas "sangue do teu sangue" ou não. De levar a vida com mais leveza até lutar pelo que acredito e trabalhar duro pelo que quero, elas são uma fonte inesgotável de aprendizado. Uma delas me ensinou recentemente que eu não devo, de forma alguma, me render a relacionamentos tóxicos, sejam estes conjugais ou não. E esse é um aprendizado bem valioso, devo acrescentar.

O que dizer de minhas avós? Uma delas me ensinou a aprender e a ter fé quando se ora. A outra tême ensinado a fazer o que acho certo, com seus depoimentos sobre seus tempos de enfermeira e sobre sua atualidade como paciente do sistema público de saúde.

Preciso, também, falar de minhas irmãs. Minhas duas caçulas me mostram que o peso de ser irmã mais velha torna-se inevitável a partir de certo ponto;  mas que pode pesar como uma pena se eu pensar em todas as vezes em que elas me fazem rir ou nas vezes que um simples "eu te amo" faz valer o dia, o mês, o ano.

E as amigas? Fontes inesgotáveis de risadas, e de conselhos. Seu ensinamento mais precioso são lealdade, união e o amor próprio, independentemente das circunstâncias.

Bom, e tem eu.
"Você?" - essa deve ter sido a primeira coisa que chegou à sua mente, se não me engano. E eu posso responder com toda segurança e clareza que sim, eu.

Eu, que não apenas busco absorver todo o aprendizado, mas que busco ensinar e repassar tudo à minha maneira - seja como amiga, irmã, neta, sobrinha, prima, afilhada, filha, mulher.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários